sexta-feira, outubro 10, 2008

Voluntariado: Comunicação com responsabilidade social

COMPONENTES DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

O tema voluntariado é explorado cada vez mais pela mídia, expondo-se as pessoas que fazem o bem e as empresas dispostas a ajudar. Temos que tomar cuidado para não banalizar a atitude de ser voluntário com o excesso de exposição. Fazer o bem é mais do que um quesito. Fazer o bem é índole e não moda.
         
 Ser voluntário é uma atitude do indivíduo e não uma obrigação. O indivíduo deve ser solidário acima de tudo, independentemente do modismo. É correto as empresas incentivarem esta atitude, mas, não devem impor uma atitude voluntária aos seus funcionários com o objetivo de cumprir, por exemplo, um dos indicadores do Instituto Ethos:

           "Envolvimento da Empresa com a Ação Social:... a empresa também pode desenvolver projetos próprios, mobilizar suas competências para o fortalecimento da ação social e envolver seus funcionários e parceiros na execução e apoio a projetos sociais".

          A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.

          Esta lei estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito o Termo de Adesão que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário.

          Segundo o Centro de Voluntário de São Paulo - CVSP, para estruturar um Programa de Voluntariado a empresa deve sempre:
- Identificar as causas e necessidades sociais das organizações e grupos comunitários;
- Identificar potencialidades a serem desenvolvidas, tanto na empresa como nas organizações sociais;
- Avaliar os recursos humanos e materiais que poderá disponibilizar para o projeto

          A Casa Hope é uma entidade sem fins lucrativos que dá assistência social integral ao carente portador de câncer, sendo direcionada aos pacientes portadores de qualquer tipo da doença e a seus acompanhantes, em qualquer estágio do tratamento, desde que não haja necessidade de internação hospitalar e que o paciente venha de hospital público. Sobre o voluntariado, no site da Casa Hope é possível encontrar as 10 Boas Razões "Por que investir no Social". E no item um das dez boas razões, encontramos o princípio de tudo:
         
 "Porque todos somos responsáveis e devemos contribuir para uma sociedade mais justa".

          O investimento publicitário para divulgar as ações das empresas poderia ser revertido para programas sociais. As empresas não devem somente "custear" tais ações, e sim, devem preparar e capacitar o indivíduo para realizar ações, incentivando o voluntariado interno, formando o voluntário e apostando na multiplicação de novos.

          O Grupo Odebrecht é contra divulgar o trabalho social que realiza. O Banco Itaú prefere manter o programa social desvinculado da área cultural, na surdina. A Fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) acredita que a melhor forma de gerar resultados é mostrar as ações. A Azaléia está tão convicta disso que seu logotipo está presente na divulgação maciça do evento "Criança esperança". Algumas agências de publicidade desenvolvem voluntariamente campanhas para entidades como a Associação Parceria contra Drogas e a Fundação SOS Mata Atlântica ( F/Nazca) e Grupo Cultural Afro Reggae ( W/Brasil).

          Outras agências já oferecem aos seus clientes programas ações específicos para o 3º setor , como o grupo Full Jazz, que inaugurou a agência The Key voltada para a gestão de marcas e responsabilidade Social , que tem o propósito de expandir o escopo de atuação da Full Jazz Comunidade para o universo do branding, somando aos serviços já realizados na área de cidadania corporativa o desenvolvimento de estratégias de posicionamento e gestão de marcas que contemplem, na sua essência ou no seu plano de ações, a valorização da cidadania na construção da sua força e da sua relevância.

          Apesar do modismo, o espaço espontâneo para as ações sociais na mídia ainda é pequeno. A imprensa deverá dar mais espaço para as empresas. Durante a programação da Rádio CBN são divulgadas as ações das empresas e no site disponibilizam-se notícias sobre ética nos negócios e mundo sustentável. Outro veículo que dedica uma coluna ao tema é a revista Isto é Dinheiro, que na coluna semanal "Empresas do Bem" divulga as práticas das empresas e das ONG´s.

          A Rede Globo apresenta o programa Ação todos os sábados às 7h30 da manhã, com reapresentação no Canal Futura, domingo às 7h da manhã e quinta-feira, meia-noite e meia. O Ação mostra a iniciativa de pessoas que não ficam paradas à espera de soluções. São pessoas, a maior parte anônimas, que emprestam sua experiência profissional e que doam seu tempo na certeza de que esta pode ser a única oportunidade na vida de milhares de brasileiros. O programa tem sua versão digital no site da Globo, onde amplia suas funções. É possível pesquisar as organizações do terceiro setor que atuam no país e os cadastros e mapeamento do voluntariado, atualizados.
          
Com o aumento do espaço na mídia poderemos iniciar a sensibilização da sociedade e do indivíduo. Somente a imprensa tem a credibilidade necessária para mobilizar e motivar o voluntariado. Os veículos devem abrir mais espaços para divulgar tais programas de voluntariado e fazer valer a função de prestação de serviços, para o voluntário e para as entidades que precisam de voluntariado.
          

Esse esforço para aumentar o espaço espontâneo na mídia deve contar também com o trabalho de relações públicas, que deverá assessorar as empresas na estruturação de programas beneficentes como também mobilizar e capacitar futuros voluntários. Esta mobilização poderá ser feita também pelos meios de comunicação interna, disponibilizando-os sistematicamente para conscientizar e preparar o funcionário sobre o voluntariado.
          

O profissional de relações públicas poderá promover a utilização dos meios de comunicação interna de forma plena para divulgação das ações individuais dos funcionários.E para estreitar o relacionamento com a comunidade, poderá também abrir estes espaços para as entidades da comunidade.

          O que devemos fazer é expor cada vez mais a causa social na mídia, sem explorá-la de forma oportunista. Temos que sensibilizar os indivíduos para as verdadeiras atitudes de voluntariado e motivá-los para que estas atitudes não sejam perenes e sim freqüentes.

          "Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade." ( Centro de Voluntariado de São Paulo)

          Sites relacionados
www.voluntariado.org.br
Informações sobre voluntariado empresarial, palestras para empresas e comunidades e disponibiliza o cadastro de 600 entidades e/ou associações para ações voluntárias. Entidade criadora do Selo CVSP oferecida às empresas que oferecem um programa de voluntariado organizado, atuante e transformador.
www.casahope.com.br
Além do histórico da entidade apresenta toda a estrutura, campanhas e formas de colaboração incluindo os eventos e novidades. A Casa Hope criou a área de Licenciamento. Os personagens Hope, especialmente desenvolvidos, são fundamentados na luta contra o câncer infantil. Seu licenciamento é um fator de exclusividade e de diferenciação, que permite a aproximação com seu público consumidor e o fortalecimento da lealdade à sua marca. Permite a criação de novos produtos, de ações promocionais e de campanhas de comunicação inéditas em praticamente todos os segmentos dos mercados de produtos de consumo e de serviços.
www.ethos.org.br
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social renovou sua presença na internet com o lançamento desta quarta versão de seu site, durante a Conferência Nacional 2004, realizada nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, em São Paulo. O novo portal é uma ferramenta para o cumprimento da missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.
www.fundacaoodebrech.org.br
As experiências e metodologias implementadas nos projetos promovidos pela Fundação Odebrecht são sistematizadas e transformadas em materiais educativos através do Programa Editorial, permitindo que esse conhecimento seja disseminado e reaplicado em novas experiências.
www.fundacaoitausocial.org.br
Até 1993 o Itaú respondia de forma reflexa e pontual às necessidades da sociedade. Buscando antecipar-se às demandas e construir um conjunto de ações articuladas, criou, em 1993, o Programa de Apoio Comunitário, que evoluiu posteriormente para o Programa Itaú Social.
www.fundacaocsn.org.br
Fundação CSN reconhece a importância do trabalho da Imprensa e para facilitar a busca de informações e ficar por dentro das novidades que estão acontecendo nos projetos da Fundação CSN, foi criado esse espaço dedicado a imprensa.
www.azaleia.com.br
Projeto Azaléia 2001 - Construindo o Futuro. Criado há pouco mais de dez anos, o projeto é referência entre programas do gênero, atuando nas áreas da saúde, educação, habitação, segurança, alimentação, transporte e lazer.
http://www.fulljazz.com.br
O site do grupo apresenta todas as empresas do grupo. Entre as empresas está a The Key - Gestão de Marcas e Responsabilidade Social, com o propósito de expandir o escopo de atuação da Full Jazz Comunidade para o universo do branding, somando aos serviços já realizados na área de cidadania corporativa o desenvolvimento de estratégias de posicionamento e gestão de marcas que contemplem, na sua essência ou no seu plano de ações, a valorização da cidadania na construção da sua força e da sua relevância.
http://radioclick.globo.com/cbn/
CBN, em formato all news, a CBN traz a cobertura dos principais fatos do país e do exterior. Caracterizada por ser uma emissora plural, dá espaço para as diversas vozes da sociedade, na busca constante da isenção e credibilidade. A CBN é direcionada para ouvintes das classes AB, acima de 30 anos, economicamente ativos.
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/
Versão digital da revista semanal impressa. No coluna Empresas do Bem , é possível conhecer as praticas de empresas e ong´s.
http://www.acao.globo.com
Versão digital do programa de tv Ação da Rede Globo. É possível pesquisar as organizações do terceiro setor que atuam no país, cadastro atualizado e mapeamento do voluntariado.

ELABORADO POR:
José Luiz Muniz FilhoProfessor dos Cursos de Propaganda e marketing, Publicidade e Propaganda da UNIP, e do curso de pós graduação em comunicação mercadológica da Metrocamp- Campinas. Na área executiva atuou na área de comunicação nos segmentos de bens duráveis em empresas como Arno, Brastemp, Gradiente e Microtec Digital e no segmento de serviços, Playcenter e CPFL. Desenvolveu campanhas publicitárias, promoções de vendas para B2C e B2B, incluindo feiras e eventos de lançamento de produtos e convenções de vendas. Graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAP. e MBA em Marketing pela FGV. Mestre em Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo.

FONTE: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/revista/04/comunicacoes/comunica11.asp